https://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/issue/feedEditora IF Goiano2024-07-04T10:44:59-03:00Sarah Suzane Amancio Bertolli Venancio Goncalveseditora@ifgoiano.edu.brOpen Monograph Presshttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/39IF FOR BUSINESS2024-07-04T10:44:59-03:00Silvia Ferreira Marques Salustianoeditora@ifgoiano.edu.brHaihani Silva Passoseditora@ifgoiano.edu.brLauro Bücker Netoeditora@ifgoiano.edu.br<p>Com imensa satisfação e entusiasmo este prefácio para o e-book que marca um momento histórico no Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde: o lançamento da IF For Business, nossa tão aguardada incubadora de empresas. Rio Verde, conhecida como o berço do agronegócio nacional, tem sido um solo fértil para o desenvolvimento econômico e tecnológico, e a IF For Business reflete nosso compromisso contínuo com o crescimento da nossa região. Desde sua criação, o IF Goiano tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento de pesquisas de ponta. Agora, com a criação da IF For Business, estamos expandindo nosso impacto, apoiando empreendedores e startups locais em suas jornadas rumo ao sucesso. Essa incubadora é mais do que uma simples adição às nossas instalações. De fato, ela representa a convergência do ensino, da pesquisa, da extensão, do empreendedorismo e da inovação. Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos alunos e à comunidade empresarial o estabelecimento da primeira incubadora de empresas do IF Goiano, estamos construindo uma ponte entre o conhecimento acadêmico e a aplicação prática no mundo dos negócios. A IF For Business servirá como um viveiro para inovações que impulsionarão a economia local e, quiça, nacional. Nossa instituição tem a responsabilidade de não apenas fornecer educação de alta qualidade, mas também de catalisar o progresso econômico e tecnológico. A IF For Business é uma manifestação desse compromisso, e contribuirá significativamente para o desenvolvimento sustentável da nossa região. Esse é apenas o começo de uma jornada emocionante, e espero ansiosamente pelo que o futuro reserva para nossa incubadora e para o Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.</p>2024-07-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/38INCRA e IF GOIANO2024-07-04T10:10:47-03:00Ícaro Lunas Nuneseditora@ifgoiano.edu.brLuis Cláudio Villani Ortizeditora@ifgoiano.edu.brMarco Antonio Harms Diaseditora@ifgoiano.edu.br<p>Obra construída e inspirada pelos olhares de autores/pesquisadores de diversas áreas do conhecimento versando sobre desenvolvimento tecnológico e pesquisas aplicadas à execução da gestão fundiária e ambiental de assentamentos e assentados, como parte integrante de um projeto desenvolvido em parceria INCRA e IF Goiano.</p>2024-07-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/37NARRATIVAS PARA VIVER E CONTAR2024-07-04T09:56:20-03:00Lídia Maria dos Santos Moraiseditora@ifgoiano.edu.brMaria Luiza Bretaseditora@ifgoiano.edu.brSarah Suzane Bertollieditora@ifgoiano.edu.br<p>Trata-se da primeira obra de cunho literário da Editora IF Goiano, publicada como resultado da chamada aberta feita à comunidade acadêmica e em geral realizada por meio do Edital nº 002/2021. O objetivo principal dessa chamada era captar textos de viés artístico-literário para compor o primeiro e-book de cunho cultural desse órgão. Compõem a obra 15 textos, entre contos e crônicas, de autores servidores do IF Goiano e da comunidade externa.</p>2024-07-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/35JOGOS E INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL2024-07-04T08:39:11-03:00Michele da Silva Valadão Fernandeseditora@ifgoiano.edu.brMatias Nolleditora@ifgoiano.edu.brLorena de Almeida Cavalcante Brandão Nuneseditora@ifgoiano.edu.brDavi de Moura Silvaeditora@ifgoiano.edu.brLetícia dos Santos da Silvaeditora@ifgoiano.edu.br<p>Esta obra propõe o ensino dos jogos tendo por centralidade a educação socioemocional e o desenvolvimento integral dos estudantes do Ensino Médio. A proposta deste livro é compartilhar ferramentas pedagógicas para a mediação da educação socioemocional nas aulas de Educação Física ou outros espaços/momentos educativos. Para isso, reunimos 50 jogos a partir de uma ampla revisão de literatura e da releitura de alguns jogos tradicionalmente vivenciados nas aulas de Educação Física. Dessa forma, esperamos motivar e encorajar os educadores a promoverem um espaço de aprendizado e de reflexão sobre temas como inteligência socioemocional, adoecimento mental, resiliência e outros tão pertinentes para os adolescentes e jovens do Ensino Médio. Este livro está estruturado em quatro capítulos. O primeiro deles, Discutindo inteligência socioemocional no Ensino Médio: a adolescência em foco, discute a respeito da educação socioemocional na adolescência. O segundo, Os jogos e o desenvolvimento da inteligência socioemocional, apresenta conceitos teóricos e práticos sobre o papel dos jogos no desenvolvimento da inteligência socioemocional. No terceiro capítulo, Educação Física escolar: caminhos para a educação socioemocional na escola, é dado ênfase ao componente curricular Educação Física e a sua relação com a inteligência socioemocional. O quarto capítulo, Mediação da inteligência socioemocional na Educação Física escolar por meio dos jogos, traz a descrição de jogos que podem ser utilizados como ferramentas/conteúdos pedagógicos para a educação socioemocional no Ensino Médio.</p>2024-07-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/34ESTRUTURAS SECRETORAS EM PLANTAS2024-07-03T09:45:05-03:00Valdnéa Casagrande Dalvieditora@ifgoiano.edu.brAlex Batista Moreira rioseditora@ifgoiano.edu.brValdeir Martins Alves Filhoeditora@ifgoiano.edu.brÍtalo Antônio Cotta Coutinhoeditora@ifgoiano.edu.br<p>A proposta do e-book “Estruturas secretoras em plantas: você conhece?” é popularizar um assunto restrito ao meio científico. Talvez o termo “estruturas secretoras” possa parecer estranho, mas ele faz referência às glândulas das plantas. Isso mesmo, as plantas possuem glândulas que produzem uma diversidade de compostos químicos muito utilizados no nosso dia a dia, como o látex, os óleos, as resinas, as substâncias que conferem o odor das flores e usadas em cosméticos, perfumaria e medicina. Para as plantas, esses produtos produzidos pelas estruturas secretoras conferem um valor adaptativo, auxiliando as plantas a sobreviverem aos estresses ambientais dos locais que elas habitam, na proteção contra herbívoros e patógenos ou mesmo no processo de polinização. Assim, o conteúdo do livro visa contribuir para diminuir a invisibilidade botânica e valorizar nossa flora, independente da faixa etária do leitor.</p>2024-07-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/32INSERÇÃO À DOCÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IF GOIANO2024-06-28T15:33:21-03:00Rosenilde Nogueira Paniagorosenilde.paniago@ifgoiano.edu.brHellayny Silva Godoy de Souzahellayny.godoy@ifgoiano.edu.brAdrielly Aparecida de Oliveirarosenilde.paniago@ifgoiano.edu.br<p>A formação de professores tem-se confrontado, nos tempos atuais, com novos desafios, os quais trouxeram muitas dificuldades, mas, ao mesmo tempo, novas oportunidades. Batizados como “tempos pandémicos”, face às circunstâncias em que se vive em consequência da pandemia provocada pelo SARS-COV 2, formadores e formandos tiveram que se adaptar rapidamente a novas realidades e a engendrarem estratégias que garantam a qualidade da formação. Preparar(-se) à distância, mediado por tecnologias digitais, com a consciência das desigualdades de acesso e sucesso decorrentes das exigências que estes meios impõem (posse de computador e de internet), para além da imperiosa necessidade de condições familiares e habitacionais facilitadoras de um clima de concentração, de segurança e bem-estar propenso ao envolvimento formativo, é gerador de ansiedades e, ao mesmo tempo, de motivações novas. No caso dos docente-autores do presente livro, instigou-os a refletirem na experiência vivenciada, analisando-a e colocando-a por escrito, o que constitui um registo histórico significativo e abrindo-se assim ao diálogo com outros docentes de outras partes do planeta Terra, sentindo-se todos parte desta realidade global que a todos afeta. Ou seja, viver responsabilidades e processos formativos em tempos pandêmicos constitui uma experiência que se pode transformar em conhecimento, assim haja quem se debruce a refletir sobre ela, a olhá-la como uma oportunidade de (re)pensar a formação.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/31FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E DIDÁTICA: RESSONÂNCIAS DA PANDEMIA2024-06-28T14:58:11-03:00Adda Daniela Lima Figueiredo Echalaradda.daniela@ufg.brSandra Valéria Limonta Rosaadda.daniela@ufg.brJosé Carlos Libâneolibaneojc@uol.com.br<p>O IX Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE) aconteceu no período de 12 a 14 de outubro de 2021, de forma virtual, com transmissões ao vivo por meio da página no YouTube do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED). O CEPED é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2001 para promover e divulgar estudos e pesquisas relacionadas com o ensino e com a pesquisa em Didática e Didáticas Específicas em conexão com a formação de professores, além de realizar eventos científicos, entre eles, os Encontros Estaduais de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE). Desde a sua primeira edição em 2003, o EDIPE vem se consolidando como parte importante da história da educação goiana e da formação de nossos professores e professoras, tornando-se um evento tradicional para trabalhadoras, trabalhadores, pesquisadoras e pesquisadores da educação do estado de Goiás e de outros estados. Para a realização do evento de 2021, o CEPED contou, mais uma vez, com valiosas parcerias de importantes instituições de ensino superior formadoras de professoras e professores do estado de Goiás: Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás e Universidade de Rio Verde. Os organizadores deste e-book esperam que seus leitores desfrutem das contribuições trazidas pelos autores e, desse modo, aprimorem o exercício do trabalho docente nestes tempos difíceis da educação brasileira.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/30CIÊNCIA EM QUADRINHOS2024-06-26T09:42:07-03:00Elôany Lázara de Oliveiraeloany.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.brGuilherme Malafaiaguilherme.malafaia@ifgoiano.edu.br<p>Nesta coletânea, disponibilizamos doze histórias em quadrinhos inéditas desenvolvidas no Programa de Pós graduação em Ensino para a Educação Básica Essas HQ ´ s foram construídas a partir de artigos científicos desenvolvidos por estudiosos brasileiros e estrangeiros e que foram publicados em revistas de renome internacional Motivados e inspirados nas relevantes questões que defendem as iniciativas de popularização da Ciência e as HQ ´ s como potencial ferramenta para trabalhar os estudos científicos, acreditamos que nosso trabalho seconfigura em uma iniciativa inovadora e alternativa de popularizar o conhecimento científico produzido e elaborado por diversos pesquisadores para o público amplo nas variadas instituições de ensino. Para o uso das histórias em quadrinhos nas escolas, sugere se que sejam trabalhadas complementarmente em turmas do Ensino Fundamental II da Educação Básica de acordo com os conteúdos relacionados. A partir de uma contextualização prévia, as HQ ´ s exploram questões ambientais como poluição, bioma Cerrado, organização e dinâmicas de espécies relacionadas à saúde como a contribuição de pesquisas no desenvolvimento de vacina, estudo sobre a Covid 19 No entanto, as historinhas podem contribuir de forma dinâmica sobre o estudo dos conteúdos em curso. Resumidamente as histórias compreendem narrativas com enredos e personagens que tratam a temática central de cada artigo científico perante uma forma descontraída e envolvente.</p>2024-06-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/29PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA2024-06-26T08:40:24-03:00Leonardo Carlos de Andradeleonardo.andrade@ifgoiano.edu.br<p>Esta obra, tem como objetivo apresentar os fundamentos essenciais da pedagogia histórico-crítica, em diálogo com os clássicos dessa teoria pedagógica e com as obras de referência captadas por Andrade (2022). Para tanto, organizamos uma síntese ao longo de 3 capítulos, apresentando o surgimento da pedagogia histórico-crítica e notas histórico-dialéticas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos. No primeiro capítulo, encontra-se uma contextualização histórica do surgimento da pedagogia histórico-crítica, elaborada sincronicamente com as polêmicas de seu tempo (meados dos anos 80). Em seguida, apresentamos, no segundo capítulo, os fundamentos filosóficos nucleares da pedagogia histórico-crítica: I) Trabalho e Formação Humana; II) Gênero Humano e Trabalho Educativo; III) Alienação e Luta de Classes; e IV) Emancipação e Liberdade. Para isso, expomos nossas sínteses a partir de reflexões acerca do movimento dialético entre trabalho, educação, luta de classes e busca pela emancipação. No terceiro capítulo, dispomos sobre os fundamentos pedagógicos e psicológicos a partir de uma síntese de múltiplas determinações que constituem as categorias e o movimento na unidade entre psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica: I) Educação Escolar; II) Conhecimento Escolar; e III) Didática histórico crítica. Com a finalidade de exposição do nosso objeto, apresentamos, também, uma síntese teórica acerca da articulação entre educação escolar, conhecimento científico, artístico, filosófico e do método pedagógico.</p>2024-06-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/28PRÁTICAS DE INICIAÇÃO NA CARREIRA CIENTÍFICA2024-06-26T08:15:28-03:00Angélica Ferreira Melo Meloangelica.melo@ifgoiano.edu.brDaiane de Oliveira Silvadaiane.silva@ifgoiano.edu.brMatias Nollmatias.noll@ifgoiano.edu.br<p>Você sabe o que é Iniciação Científica? Que tal se inserir na carreira científica o quanto antes? Você sabe como participar de um programa na sua instituição? E, após garantir sua vaga, sabe qual o caminho a percorrer nessa trajetória fascinante que é a ciência? Essas e outras perguntas serão tratadas neste livro, pontuando desde os primeiros passos para escolher o programa de pesquisa até as dificuldades dos estudantes ao realizarem buscas, seleções e recuperação de informações mais adequadas a sua necessidade informacional. Os assuntos atendem desde o estudante que pretende ingressar na pesquisa científica ao estudante que está atualmente inserido em um dos programas, como também quem já passou por essa experiência, além de subsidiar o trabalho dos orientadores e demais pessoas interessadas.</p>2024-06-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/25DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE EM WEBSITES DE COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA USUÁRIOS CEGOS2024-06-26T07:56:58-03:00Guimarães Ítalo José Bastos italo.guimaraes@ifgoiano.edu.brSousa Marckson Roberto Ferreira de editora@ifgoiano.edu.br<p>O livro apresenta diretrizes de acessibilidade em websites de comércio eletrônico para usuários cegos. Ao total, são apresentadas 26 diretrizes de acessibilidade em Websites comércio eletrônico para usuários cegos, separadas em três categorias, a saber: diretrizes para página inicial, diretrizes relacionadas à pesquisa por um produto e, por fim, diretrizes sobre procedimentos de compra. As diretrizes de acessibilidade em Websites de comércio eletrônico foram validadas por meio de testes com usuários cegos. Ressalta-se, ainda, que as diretrizes de acessibilidade sugeridas não pretendem sanar todas as dificuldades encontradas pelos usuários cegos em páginas do comércio eletrônico ou resolver os problemas de acessibilidade, mas, representar uma alternativa de contribuição para acessibilidade em Websites de comércio eletrônico, promovendo a inclusão dos usuários cegos e proporcionando autonomia para que possam realizar suas compras com o menor nível de dificuldade possível.</p>2024-06-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/24GEOMETRIA ESPACIAL PARA A EJA2023-11-23T14:34:25-03:00Eber Oliveira Silvaeber.silva@ifgoiano.edu.brElisabeth Cristina de Fariaeditora@ifgoiano.edu.br<p>Este livro digital interativo é uma obra original caracterizada por se tratar de uma proposta pedagógica elaborada para alunos e fundamentada, teoricamente, em uma pesquisa bibliográfica, na qual se buscou compreender como se dá o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos jovens e adultos, com ênfase nos principais desafios enfrentados pelo professor e pela escola e quais possibilidades poderiam potencialmente ser exploradas na pretensão de tornar significativo o ensino e aprendizagem de Geometria Espacial na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante do descaso com o ensino da geometria escolar, da escassez de materiais pedagógicos especificamente elaborados para a EJA e da falta de sentido que os alunos da EJA demonstram perceber na forma como os conteúdos geométricos normalmente são ensinados na escola, propomos elaborar e disponibilizar ao caro aluno da EJA, estendendo-se a outros que porventura vierem a se interessar, um material que os auxilie na compreensão de tão importantes conteúdos, de modo que os faça perceber a beleza da Geometria enquanto ciência primordial para a compreensão do mundo que nos cerca. Nesse sentido, essa proposta traz algumas orientações importantes para o estudo de sólidos geométricos, mais especificamente direcionadas a alunos que não tiveram a oportunidade de aprofundar no estudo de Geometria Espacial, tratando esses assuntos de maneira leve, envolvente e de fácil compreensão, com uma linguagem simples e detalhada, proporcionando ao leitor as condições necessárias para o estudo, valorizando seus conhecimentos prévios, respeitando seus níveis de pensamento geométrico e permitindo-lhes participar ativamente da construção do próprio conhecimento, de modo que a aprendizagem seja, de fato, significativa. A essência desta obra é uma proposta pedagógica com exemplos de atividades no GeoGebra 3D, que o leitor pode propor ao seu professor explorar durante as aulas, caso ache conveniente, e ainda terá a rica oportunidade de estudar em casa e aprimorar seus conhecimentos, principalmente em tempos nos quais o acesso presencial à escola não está tão fácil, como a exemplo da fase pandêmica na qual nosso país e o mundo momentaneamente se encontram.</p>2023-11-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/18Mãos que migram2023-05-30T19:20:52-03:00Fernando Uhlmann Soareseditora@ifgoiano.edu.br<p>Este livro é uma atualização de parte da tese de doutoramento defendido, em agosto de 2020, junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG-regional Jataí). Desenvolvido no entrançar das vidas pessoal, acadêmica e profissional, a pesquisa foi orientada pelo livre-docente, PhD Eguimar Felício Chaveiro do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG que assina o prefácio. Tal que nem se lê em Vida e Morte Severina, para enxergar os migrantes de Rio Verde, Goiás e, em especial, os sujeitos nordestinos, é preciso afetividade crítica. Sem a pretensão de ombrear com os esforços físicos e psíquicos da peregrinação da personagem Severino, que revela o poema de João Cabral de Melo Neto (2018), a construção de uma tese contém em si um caminhar árduo e meândrico de trabalho, suor e aprendizado. Nessa travessia científica foram quatro anos de atividades andarilhas compartilhadas com o grupo de estudo e pesquisa Espaço, Sujeito e Existência, afetivamente chamado de “Dona Alzira”. Por isso, este livro lança luz sobre esse sujeito invisibilizado, que atua na base da estrutura produtiva rio-verdense e que, após migrar de sua terra natal, sustenta com as mãos o crescimento econômico da intitulada “capital do agronegócio” em Goiás. Como esse intuito, se outorga neste trabalho um diagnóstico parcial para que os setores público, privado e sociedade civil tenham subsídios para encampar políticas de gestão e de retribuição mais concretas e condizentes com os lucros auferidos a partir das mãos desses trabalhadores e trabalhadoras nordestinos. Ademais, é intuito que o (a) trabalhador(a) migrante nordestino(a) e os demais leitores se sintam acolhidos por este livro.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/20Alternativas teóricas e práticas para o ensino de ciências e matemática2023-05-30T19:54:01-03:00Kleyfton Soares da Silvaeditora@ifgoiano.edu.brLaerte Silva da Fonsecaeditora@ifgoiano.edu.br<p>Nesta obra são discutidas teorias de base comportamentalista, cognitivista e humanista, bem como princípios educativos oriundos de pesquisas neurocognitivas para alicerçar propostas de ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/19Plantas alimentícias não convencionais2023-05-30T19:31:59-03:00Mariana Buranelo Egeaeditora@ifgoiano.edu.brJosemar Gonçalves de Oliveira Filhoeditora@ifgoiano.edu.br<p>As plantas alimentícias não convencionais, conhecidas pela sigla PANCs, são hortaliças, frutas, flores ou ervas que crescem espontaneamente na natureza, mas, por desconhecimento da maioria das pessoas, acabam sendo confundidas com ervas daninhas. Os estudos científicos sobre as PANCs têm revelado que essas espécies, até então não conhecidas por parte da população, são ricas em muitos nutrientes importantes para a saúde humana e apresentam um grande potencial para o desenvolvimento de novos alimentos e ingredientes para a indústria alimentícia. Em virtude disso, muitos pesquisadores têm se dedicado ao estudo das propriedades nutricionais, tecnológicas e potencial bioativo dessas espécies. Assim, o objetivo desta obra é fornecer conhecimento teórico sobre o potencial das PANCs para uso na tecnologia de alimentos e seu impacto na saúde humana. Todo esse conhecimento e experiência é demonstrado nos quatro capítulos desta obra, a partir de revisão bibliográfica e discussões por parte do grupo de pesquisadores que compõem a autoria dos capítulos. A presente obra Plantas alimentícias não convencionais: aplicação na tecnologia de alimentos e potencial benéfico na saúde humana traz quatro capítulos de revisão bibliográfica sobre PANCs. O primeiro capítulo estabelece o histórico das PANCs no Brasil e a sua importância na alimentação humana, estabelecendo uma visão geral de todas as plantas que são utilizadas com finalidade alimentícia no país independente da espécie. O segundo capítulo fornece uma visão geral da composição química das folhas e da goma de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), de suas principais aplicações na área de alimentos e de seu potencial uso como matéria-prima para a formação de filmes poliméricos, visando à substituição de embalagens plásticas derivadas de fontes não-renováveis, como o petróleo. O terceiro capítulo apresenta o potencial nutracêutico do camu-camu (Myrciaria dubia) como fonte de vitamina C e de compostos bioativos – compostos fenólicos, flavonoides e antocianinas. Além do potencial nutricional, este trabalho também abordou o processamento do fruto na forma de polpa congelada, geleia, picolés, bem como seu potencial farmacológico. Por fim, o quarto capítulo desta obra sumariza 8 os potenciais efeitos metabólicos do açafrão-da-terra (Curcuma longa) por evidências científicas e o seu modo de uso na fitoterapia para a promoção da saúde e prevenção de doenças como diabetes, depressão, artrite reumatóide e outras. Nesse sentido, esperamos que este e-book possa intensificar as pesquisas voltadas a essas temáticas, trazendo mais estudantes, pesquisadores e entusiastas para essa área, e possa ser um estímulo para a busca de novas tecnologias relacionadas às áreas de Nutrição e Ciência e Tecnologia de Alimentos.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/17Desenvolvimento agroquímico e sustentabilidade ambiental2023-05-30T18:28:18-03:00Carlos Frederico de Souza Castroeditora@ifgoiano.edu.brFernanda dos Santos Farneseeditora@ifgoiano.edu.brSuzana Maria Loures de Oliveira Marcionilioeditora@ifgoiano.edu.br<p>A presente obra é composta por sete capítulos que englobam as áreas de Tecnologia de Nanopartículas, Ecotoxicologia, Química Tecnológica e Ciências Agrárias. Cada capítulo reflete o trabalho de dissertação de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa de Goiás (FAPEG), via edital 18/2020 FAPEG/CAPES, o qual selecionou o projeto do Instituto Federal Goiano intitulado Fortalecimento dos PPGSS Emergentes do IF Goiano visando o desenvolvimento agronômico em um contexto de sustentabilidade ambiental no cerrado por meio de inovações tecnológicas.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/16Jogos e brincadeiras para o Ensino de Ciências2023-05-30T18:20:14-03:00Sheila Oliveira Feitosaeditora@ifgoiano.edu.brDaise Fernanda Santos Souza Escobareditora@ifgoiano.edu.brDhecyeny Alves Ferreiraeditora@ifgoiano.edu.brLetícia dos Santos da Silvaeditora@ifgoiano.edu.brPriscilla Rayanne e Silva Nolleditora@ifgoiano.edu.brMatias Nolleditora@ifgoiano.edu.br<p>A aprendizagem de Ciências requer que o estudante consiga abstrair conceitos, compreender processos e imaginar situações. Por isso, o ensino tradicional pode ser moroso e cansativo, fazendo com que o professor necessite adotar métodos que cativem a atenção do escolar e o envolvam com o conteúdo. Além do modo tradicional de ensino são necessárias abordagens complementares para uma aprendizagem mais eficiente. Uma das metodologias que se mostra eficaz é a aplicação da ludicidade. Contudo, os professores nem sempre dispõem de tempo para elaborar atividades lúdicas. Assim, é proveitoso para docentes de Ciências ter acesso rápido a jogos e brincadeiras já relacionados aos conteúdos da disciplina, o que economiza seu tempo e incentiva o uso desses recursos na sala de aula. Este livro tem como objetivo incentivar e facilitar o uso de jogos, brincadeiras e dinâmicas nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental. Além disso, oferecer ao professor alternativas recreativas com potencial didático que tornem o ensino fluido e significativo.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/15Pesquisa e extensão no IF Goiano – Campus Posse2023-05-30T18:14:39-03:00Adriano Antonio Brito Daroscieditora@ifgoiano.edu.brÍtalo José Bastos Guimarãeseditora@ifgoiano.edu.brMarco Antonio Harms Diasmarco.dias@ifgoiano.edu.br<p>A Pesquisa e a Extensão são os membros de toda instituição de ensino, uma vez que, por meio delas, o conhecimento é produzido e colocado em prática na região. Através delas, problemas da sociedade em geral chegam até a comunidade acadêmica que se mobiliza para tentar solucioná-los. São criados, desta forma, espaços onde o ensino se sustenta na interação de estudantes, professores e pesquisadores, bem como, torna a instituição mais dinâmica e consoante com sua realidade. O Instituto Federal Goiano tem a Educação, a Ciência e a Tecnologia como fundamentos desde sua origem, interiorizando pelo Estado, a pesquisa científi ca e a extensão tecnológica. Editais internos alimentam essa postura gerando diversos projetos de resultados relevantes que precisam de divulgação, principalmente, em regiões pouco enaltecidas, como Posse e cidades vizinhas. Consultas rápidas em plataformas de busca revelam que a região de Posse ainda é pouco assistida ou tem a produção acadêmica parcamente divulgada. De diversas áreas, sem que nenhuma seja bem explorada, os trabalhos científicos/acadêmicos correspondem, em grande parte, a monografias oferecidas por instituições não situadas na localidade. Ou seja, instituições e comunidades naturais da região, possivelmente, carecem de estímulo para produzir ou de meios para divulgar suas produções. O estímulo para novos, amplos e contundentes trabalhos acadêmicos, depende, também, da maior visibilidade daqueles já concluídos. É um ciclo vicioso em que a publicidade aumenta a produção que aumenta a publicidade. Nesse contexto, toda ação acadêmica da região se torna importante para que as benesses da pesquisa e da extensão cheguem a mais pessoas e contribuam para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Pautados nessas concepções, apresentamos a presente obra que buscou agrupar, em coletânea, alguns dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no IF Goiano - Campus Posse, durante os anos 2017 a 2019. Buscamos contemplar várias áreas do saber e descrever a região por meio de diversos pontos de vista e problemáticas. Assim, esperamos preencher lacunas de conhecimento, fornecer fonte segura de informação e embasar novos trabalhos acadêmicos. Acreditamos, tal como nós percebemos ao ver todos os capítulos unidos, que outros considerarão a presente obra valiosa e que deverá inspirar outras, contemplando projetos vindouros do IF Goiano, em Posse, e, quiçá, das demais instituições da região.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/14Educação e inovação2023-05-30T18:08:09-03:00Alan Carlos da Costaeditora@ifgoiano.edu.brIraci Balbina Gonçalves Silvaeditora@ifgoiano.edu.brLeonardo Nazário Silva dos Santoseditora@ifgoiano.edu.brLídia Maria dos Santos Moraiseditora@ifgoiano.edu.br<p>A leitura da presente obra possibilita novos modos de pensar a realidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação, a partir dos processos educativos e formativos, das inovações e adaptações necessárias com o uso das tecnologias, tendo em vista que há um processo que se renova, reconstrói e passa por uma inovação a cada dia. Perante o cenário da pandemia do novo coronavírus, a interface Educação e Inovação se torna ainda mais estreita, ou seja, desdobram-se as práticas pedagógicas enveredadas para a formação de sujeitos cada vez mais críticos, empáticos, humanos e capazes de interagir socialmente nos diversos campos da vida, inclusive no mundo do trabalho. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, em sua essência, legado e impacto para a educação brasileira, busca democratizar tais saberes concernentes ao cenário contemporâneo não apenas através de ações, projetos, pesquisas e oportunidades de estudo, mas também por intermédio de publicações como este livro, que apresenta reflexões teóricas, metodológicas, relatos de experiências exitosas e levantamento de estudos importantes para avançarmos nas pautas da Educação e da Inovação. Afinal, diante da situação pandêmica, terminologias antes desconhecidas por toda uma comunidade escolar, acadêmica, social, digital, já foram incorporadas por todos nós em discursos cotidianos, discussões acadêmicas e práticas pedagógicas. São concepções carregadas de sentidos, epistemes e práticas, como letramento digital, jogos digitais, processos midiáticos, alternativas metodológicas digitais, nomes de aplicativos e ferramentas, entre outros termos que são respaldados nos capítulos desta obra, mencionando-se - ainda e adicionalmente - todo o conjunto de práxis que se perfazem dentro dessa realidade tecnológica e inovadora. Não há como negarmos a necessidade de conhecer, investigar, entender e aplicar essas tecnologias nos diversos ambientes de aprendizado, ou seja, nos processos de aprendizado, assim como não podemos deixar de buscar alternativas e possibilidades para inovarmos em nossas práticas educacionais. Os autores desta obra levantam diversas questões sobre as práticas educacionais, novas tecnologias e alternativas inovadoras para adaptação, e sobretudo formação, dos diversos sujeitos do aprendizado, incluindo os professores, estudantes e toda a comunidade escolar à nova realidade, que exige de nós novos conhecimentos, novos saberes, novas práticas, novos olhares, novas análises e perspectivas. Por fim, novas leituras...</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/11Inserção profissional dos egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos (2010-2014)2023-05-30T17:20:35-03:00Érika Lemes de Andradeeditora@ifgoiano.edu.br<p>A educação profissional e tecnológica constitui-se em uma política pública voltada para a integração entre o ensino e as demandas de desenvolvimento econômico e social, em âmbito local e regional. Inserção profissional dos egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, 2010-2014 discute o processo de inserção profissional de egressos, e a percepção dos empregadores em relação aos profissionais técnicos contratados. Metodologicamente é caracterizada como pesquisa analítica, com abordagem quantitativa por meio da análise estatística dos dados coletados, tendo como procedimento técnico a pesquisa de campo. As informações foram obtidas por meio da aplicação de questionários a dois grupos de informantes, sendo eles: egressos de cursos técnicos, com adesão de 98 destes, representando 44% do total de egressos, e 11 empregadores com atuação na região de Morrinhos - GO. Verificou-se que 65% dos egressos estão trabalhando, destes 30% atuam em sua área de formação técnica, 86% deram continuidade aos estudos e 53% declararam estar frequentando ou terem concluído curso superior em área correlata à da formação técnica. Os empregadores foram unânimes ao afirmar que a formação técnica representa diferencial no currículo do trabalhador no momento da seleção de emprego e a maioria deles está satisfeita com o desempenho profissional apresentado pelos técnicos contratados. O desenvolvimento da pesquisa indicou a necessidade de aprofundamento nas discussões institucionais sobre a matriz curricular dos cursos técnicos; as áreas dos cursos ofertados e maior integração entre as instituições de ensino e o setor produtivo, buscando a eficiência e a retroalimentação das políticas educacionais voltadas para a educação profissional e tecnológica.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/10A Biodiversidade como fonte de compostos bioativos2023-05-30T17:13:47-03:00Mariana Buranelo Egeaeditora@ifgoiano.edu.brSuzana Maria Loures de Oliveira Marcionilioeditora@ifgoiano.edu.br<p>A presente obra “A biodiversidade como fonte de compostos bioativos: moléculas e aplicações” reúne a revisão bibliográfica que compreendem as áreas de Tecnologia de Alimentos, Química Tecnológica, Química de Produtos Naturais, Ciências Agrárias e Biotecnologia. A mesma é composta de cinco capítulos, em que os dois primeiros capítulos focam na definição, obtenção, estabilidade e benefícios associados a compostos bioativos (carotenoides e compostos fenólicos) obtidos a partir de fontes vegetais. Nestes capítulos focou-se na biodiversidade brasileira como fonte vegetal de carotenoides e compostos fenólicos. O primeiro capítulo descreve a definição, aplicação e estabilidade de carotenoides, assim como a sua disponibilidade em frutos nativos da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. No segundo capítulo são abordados os compostos fenólicos, flavonoides e antocianinas, sua identidade química e frutos nativos da Mata Atlântica que são considerados fontes destes compostos, assim como seu efeito benéfico na saúde humana. A produção de pigmentos naturais por bioprocessos foi contemplada no terceiro capítulo, já que esta é uma estratégia em crescimento, pois permite a obtenção de compostos como clorofila, ficobiliproteínas e carotenoides em alta demanda e logística melhorada. Neste capítulo tratou-se especificamente de clorofila proveniente de Spirulina platensis e de carotenoides provenientes de Dunaliella salina. Na abordagem de óleos essenciais, o quarto e quinto capítulo da obra, enfatizou-se a etapa de extração, isolamento e testes in vitro da potencialidade dos mesmos frente a patógenos com ou sem aplicação de tecnologia de encapsulamento. Todo esse conhecimento e experiência demonstrado nos cinco capítulos dessa obra, é resultado da dedicação a pesquisa científica e discussões da expertise do grupo de pesquisadores que compõem a autoria dos capítulos.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/9Práticas de Alimentação e Nutrição na prevenção e enfrentamento à Covid-192023-05-30T17:08:21-03:00Joice Vinhal Costa Orsineeditora@ifgoiano.edu.brRafael Vinhal da Costaeditora@ifgoiano.edu.brTatiana Evangelista da Silva Rochaeditora@ifgoiano.edu.brAlessandra Ribeiro de Freitas Nery Alveseditora@ifgoiano.edu.br<p>A obra “Práticas de Alimentação e Nutrição na Preveneção e Enfrentamento à COVID-19” contém cinco capítulos, com caráter de revisão bibliográfica para a área de Ciências da Saúde com abrangência para todas as questões que envolvem a doença COVID-19, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, com a água e os alimentos, a nutrição, a utilização de ervas medicinais na prevenção e/ou tratamento, e ainda os cuidados a serem adotados pelas empresas fornecedoras de alimentos durante e após a pandemia. O livro também aborda o importante papel do nutricionista, em suas diversas áreas de atuação, na prevenção e tratamento da COVID-19. No livro há um grande apelo, fundamentado em aspectos técnico-científicos, para que o indivíduo avalie a importância dos alimentos, sobretudo quando analisada a doença COVID-19.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/8Plantas medicinais2023-05-30T16:59:08-03:00Kennedy De Araújo Barbosaeditora@ifgoiano.edu.brFabiano Guimarães Silvaeditora@ifgoiano.edu.brLuzia Francisca De Souzaeditora@ifgoiano.edu.brGisele Cristina De Oliveira Meninoeditora@ifgoiano.edu.brTatianne Silva Santostatianne.santos@ifgoiano.edu.br<p>Este livro é parte dos resultados obtidos por meio da pesquisa intitulada “Cultura Quilombola do Cedro em perspectiva intercultural no Ensino Básico”, financiada pelo Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvida por servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), em parceria com a Universidade Federal de Jataí/GO (UFJ). De 2015 a 2018 foram realizados estudos de caráter etnográfico e etnobotânico na Comunidade Quilombola do Cedro, localizada na cidade de Mineiros, no estado de Goiás, com objetivo de resgatar as histórias culturais locais e a inter-relação homem e planta, fortalecendo a preservação das diversidades cultural e vegetal. Como resultado dessa pesquisa foi elaborada uma coleção de material paradidático que visa contribuir para um diálogo intercultural entre a comunidade dos remanescentes e a sociedade, em especial, com a comunidade escolar. Os saberes tradicionais dos cedrinos sobre as plantas medicinais do bioma Cerrado tem chamado atenção do meio acadêmico. Neste material, encontram-se registradas aproximadamente 170 espécies de plantas utilizadas pelos remanescentes na manipulação de seus produtos. A catalogação traz o nome científico e popular, família e a parte da planta utilizada como princípio ativo. Esta obra está dividida em três partes: a primeira apresenta aspectos históricos, geográficos, socioeconômicos e culturais da Comunidade Quilombola do Cedro; a segunda parte traz um relato sobre o trabalho dos cedrinos com as plantas medicinais e a última apresenta a catalogação de parte das plantas medicinais utilizadas por eles.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/7How way leads on to way2023-05-30T16:53:47-03:00Maria Luiza Batista Bretaseditora@ifgoiano.edu.brVera Maria Tietzmann Silvaeditora@ifgoiano.edu.br<p>Este livro é o resultado de uma pesquisa realizada na Comunidade Quilombola do Cedro, de Mineiros, Goiás. Ele é destinado, principalmente, aos alunos do ensino médio. Trata-se de uma narrativa em processo interativo, construída por meio de uma amizade entre dois adolescentes, um de Mineiros e outro de Campinas, SP, que se conhecem em uma praia do litoral paulista. Os dois amigos trocam cartas e informações sobre a Comunidade do Cedro, deixando o paulista e o seu pai, biólogo, muito interessados em conhecer a comunidade que é famosa pelos remédios fitoterápicos que fabrica e comercializa. Nessa troca epistolar há muitas informações e impressões sobre os negros do Cedro e sua raça.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/6Como está a sua saúde mental?2023-05-30T16:40:57-03:00Daise F. S. S. Escobareditora@ifgoiano.edu.brThaís F. de Jesuseditora@ifgoiano.edu.brPriscilla R. S. Nolleditora@ifgoiano.edu.brAndrea B. S. Canhetaeditora@ifgoiano.edu.brMati Nolleditora@ifgoiano.edu.br<p>Elaboramos essa cartilha com algumas informações para você. Nós desejamos que você compreenda que sua saúde mental importa muito<br>e que não existe nenhuma razão para se envergonhar de pedir ajuda. Existem muitos serviços que podem auxiliar a enfrentar problemas relacionados à saúde mental e à dependência química. Também gostaríamos que você refletisse sobre seus comportamentos. O uso<br>de drogas, o sedentarismo, o não uso de preservativo, sofrer violência e outras ações prejudiciais devem ser evitadas. Você pode viver bem e saudável-mente! Aproveite esse material e as dinâmicas no último capítulo. Tudo aqui foi preparado com muito carinho, pois como já dissemos, você é muito importante!</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/5Lembranças Cedrinas2023-05-30T16:36:33-03:00Priscila Rodrigues Nascimentoeditora@ifgoiano.edu.brJoana Dark Leiteeditora@ifgoiano.edu.brMaurício Fernando Schneider Kirsteditora@ifgoiano.edu.br<p>Este livro tem como referência maior a memória, não a memória individual, mas a memória coletiva de um grupo humano bastante definido em seus contornos. Trata-se de uma reunião de histórias contadas pelos membros comunidade do Cedro, um antigo quilombo localizado em Mineiros, cidade do sudoeste de Goiás.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/4Diversão e conhecimento2023-05-30T16:25:46-03:00Tatianne Silva Santostatianne.santos@ifgoiano.edu.brMatias Nolleditora@ifgoiano.edu.brLeonardo Carlos de Andradeeditora@ifgoiano.edu.br<p>A proposta deste livro não é ser uma simples coletânea de jogos, brincadeiras e brinquedos. É, antes de mais nada, resgatar a tradição de um povo que faz parte de uma cultura universal que tem sido obliterada, deixada à margem, pela ideologia dominante. Esta, fundamentada num discurso em prol do progresso e da chamada globalização, tem instituído valores, padrões e comportamentos, homogeneizando todos os povos e desconsiderando as identidades nacionais e regionais dos diferentes grupos que compõem a sociedade brasileira. Em tal contexto, percebe-se uma tentativa de desconstruir a ideia de utilizar jogos e brincadeiras como processos educativos, minimizando sua importância com respaldo na falácia de não haver fins pedagógicos para tais práticas. Esta obra tenta refutar essa ideia, possibilitando ao professor refletir sobre os sentidos e significados dos jogos, brincadeiras e brinquedos, valendo-se deles como elementos motivadores para a releitura da cultura quilombola e dando um novo sentido às aulas na Educação Básica. As manifestações corporais e os brinquedos descritos neste livro resultaram de uma pesquisa de caráter etnogrático e etnobotânico financiada pelo Conselho Nacional de Desempenho Científico e Tecnológico – CNPq, realizada por servidores do IF Goiano de 2016 a 2018 no quilombo do Cedro, localizado em Mineiros, no estado de Goiás. Dela também resultaram outras quatro publicações para uso escolar: Um Girassol para Tiana, escrito por Tatianne Silva Santos e Mara Núbia Dionísio; Lembranças Cedrinas: uma experiência de contação de histórias bilíngue, organizado por Priscila Rodrigues do Nascimento, Joana Dark Leite, Maurício Fernando Schneider Kirst e Tânia Regina Vieira; How way leads on to way: narrative in an interactive process, de autoria de Maria Luiza Batista Bretas e Vera Maria Tietzmann; e Plantas Medicinais – manipulação e uso na Comunidade Quilombola do Cedro, organizado por Kennedy Araújo Barbosa. Este livro está dividido em quatro capítulos, o primeiro, “A Comunidade Quilombola do Cedro – uma trajetória de luta e resistência”, apresenta algumas informações sobre a origem e as características dos habitantes remanescentes do quilombo original; o segundo, “ Jogos e brincadeiras na escola: fim ou meio?”, aborda a manifestação cultural dos jogos e brincadeiras enquanto processo didático no ambiente escolar; o terceiro, “Explorando a cultura africana pelo brincar”, tem como objetivo principal relatar a origem africana de alguns jogos possibilitando a reflexão sobre a luta do negro diante da escravidão e, por fim, o quarto capítulo traz a descrição de jogos, brinquedos e brincadeiras praticadas na Comunidade Quilombola do Cedro nas últimas sete décadas.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/3Um Girassol para Tiana2023-05-30T16:19:20-03:00Tatianne Silva Santostatianne.santos@ifgoiano.edu.brMara Núbia Dionísiotatianne.santos@ifgoiano.edu.br<p>No Sudoeste do Estado de Goiás, na cidade de Mineiros, encontra-se uma pequena comunidade fundada no século XIX, bem antes da Abolição, pelo escravo alforriado Francisco Antônio de Moraes, conhecido como Chico Moleque. Na Comunidade Quilombola do Cedro, separada da cidade apenas por uma rua, vivem, atualmente, 237 descendentes de seu fundador. Desde a época da criação do quilombo até os dias de hoje algumas coisas mudaram, porém parte de sua cultura, tradições, valores e saberes têm sido mantidos ao longo desses anos. A maioria dos cedrinos mantêm suas famílias dedicando-se à agricultura de subsistência. A horta no quintal, umas poucas cabeças de gado, galinhas e porcos garantem sua independência alimentar. Todavia, não pensem que essa forma de viver significa pobreza, pois no Cedro há uma riqueza inestimável de conhecimentos repassados geração após geração e também de histórias que permeiam o imaginário coletivo. Parte desse patrimônio imaterial é o conhecimento centenário sobre as plantas medicinais do bioma Cerrado, saber iniciado por Chico Moleque, que foi sendo preservado e aprimorado e, atualmente, tem o reconhecimento da comunidade científica nacional. Esta obra é parte dos resultados de uma pesquisa de caráter etnográfico e etnobotânico financiada pelo Conselho Nacional de Desempenho Científico e Tecnológico - CNPq, realizada por servidores do Instituto Federal Goiano de 2016 a 2018 no quilombo do Cedro, localizado em Mineiros, no estado de Goiás. Dela também resultaram outras quatro publicações para uso escolar: Um Girassol para Tiana, escrito por Tatianne Silva Santos e Mara Núbia Dionísio; Lembranças Cedrinas: uma experiência de contação de histórias bilíngue, organizado por Priscila Rodrigues do Nascimento, Joana Dark Leite, Maurício Fernando Schneider Kirst, Tânia Regina Vieiraa; How Ways Leads on to Prefácio Way: narrative in an interactive process, de autoria de Maria Luiza Batista Bretas e Vera Maria Tietzmann; e Plantas Medicinais - manipulação e uso na Comunidade Quilombola do Cedro, organizado por Kennedy Araújo Barbosa. Caracterizando-se como material paradidático, Um girassol para Tiana destina-se aos jovens estudantes brasileiros da segunda fase do Ensino Fundamental que desejam conhecer parte da história, das tradições, da cultura e dos saberes dos quilombolas remanescentes desse reduto de antigo escravos.</p>2023-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goianohttps://editoraifgoiano.emnuvens.com.br/editora/catalog/book/2GESTÃO PÚBLICA2023-05-11T10:12:25-03:00Marco Antonio Harms Diasmarco.dias@ifgoiano.edu.brGuimarães Ítalo José Bastositalo.guimaraes@ifgoiano.edu.brNadson Vinícius dos Santosnadson.santos@ifgoiano.edu.br<p>Partindo da premissa de que a educação é um vetor de ascensão social que dignifi ca e transforma a realidade de tantos jovens e adultos Brasil afora, acreditamos que o êxito do processo ensino-aprendizagem envolve não somente o avanço de estudos científicos voltados a praticas didático-pedagógicas, mas também é resultado de uma sinergia entre muitos e multifacetados fatores, dentre os quais destaca-se a Gestão Pública, tema da coleção de capítulos deste compêndio. No universo das instituições públicas de ensino, a exemplo do que ocorre no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), cumpre à gestão, como executora de políticas governamentais, garantir a oferta de uma educação gratuita e de qualidade, zelando pela otimização da estrutura física e organizacional da instituição. Isso significa criar uma rede de apoio meticulosamente pensada para planejar, executar, avaliar e aprimorar as ações que tornarão possível que as atividades propriamente acadêmicas, em todas as suas acepções, sejam consumadas no bojo da interação professor/estudante. Nesse sentido, as páginas a seguir, que são fruto de um esforço coletivo de servidores do IF Goiano e instituições parceiras, reduzem a termo os resultados de pesquisas de pós-graduação, cujos objetos são ações e atividades ligadas ou desempenhadas pela gestão pública, o que torna a obra uma valorosa contribuição pragmática para estudante do ensino técnico à pós-graduação, bem como para leitores que lidam cotidianamente com a gestão pública nas áreas fi nanceira e orçamentária, governança em municípios, procedimentos licitatórios, gestão da saúde, gestão tributária, tecnologia da informação em serviços públicos, gestão de processos, entre outras. Assim, muitos dos temas contemplados na presente coletânea são um relevante instrumento para a gestão pública, no tocante à tomada de decisões tecnicamente embasadas em ferramentas gerenciais. Ao longo de sua trajetória, o IF Goiano tem investido fortemente em políticas de capacitação, produzindo e entregando à sociedade conhecimentos que contribuem para uma realidade transformadora. Exemplo disso é a presente obra: uma relevante fonte de pesquisa na busca por soluções inéditas para os desafi os da gestão pública que se renovam diuturnamente.</p>2023-05-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Editora IF Goiano